É possível treinar a tomada de decisão nas empresas?

09 de agosto de 2021
jogo corporativo
gamificação
treinamento
decisão
liderança

A tomada de decisão é uma das ações mais cruciais em uma empresa, pois a partir de uma escolha ou direcionamento, muitas outras possibilidades e consequências podem acontecer. Com a "horizontalização"​ da hierarquia nas empresas, possibilitando cada vez mais autonomia para as equipes, sem a necessidade de um gestor no comando de cada passo, a tomada de decisão se espalhou para diversos níveis hierárquicos e hoje podemos assumir que ela acontece em todos os âmbitos da organização, de acordo com a responsabilidade de cada cargo. Portanto a tomada de decisão acontece desde o board da empresa que decide o rumo estratégico do negócio, até o atendimento ou chão de fábrica no momento de solucionar o problema de um cliente ou na linha de produção.


Para tentar padronizar os efeitos da tomada de decisão e minimizar danos, as empresas recorrem a criação de processos internos, como uma cartilha que oriente as escolhas dentro do que é esperado para a estratégia e cultura daquela empresa. No entanto, nem sempre as situações do dia-a-dia refletem essa cartilha e nem sempre as pessoas agem de acordo com ela, seja de forma consciente ou até mesmo de forma inconsciente. Ao tomarmos decisões, somos influenciados pelo ambiente, pelo que nos foi ensinado, mas também por nosso modelo interno de crenças e pensamentos, o que a psicologia denomina como "viés cognitivo"​. Muitas vezes a tomada de decisão ocorre em uma fração de tempo em que decidimos optar por realizar caminho A ou B e nem sempre estamos conscientes dos motivos que nos levaram a realizar essa escolha.


Um jogo corporativo é uma ferramenta eficaz de treinar nossa habilidade em perceber padrões e possíveis viés cognitivos que interfiram na tomada de decisão. A imersão na experiência do jogo faz com que os participantes tomem decisões de forma espontânea, permitindo assim um ambiente seguro e controlado para a observação de padrões de comportamento e tomada de decisão. A partir da vivência no jogo, os participantes aprendem a partir do que denominamos "Ciclo Experiencial de Aprendizagem"​, em que a, são estimulados a refletir e identificar aprendizados práticos que possam ser aplicados na vida real.


Gostou deste conteúdo? Poste sua reflexão nos comentários e compartilhe com quem também vai se interessar por esse assunto.