4 erros para não cometer no seu projeto de Gamificação

29 de setembro de 2022
Aprendizagem baseada em jogos
Treinamentos
Educação Corporativa
gamificação

A gamificação está entre as principais tendências da educação corporativa. De acordo com um estudo realizado pela TalentMLS, 83% dos profissionais que recebem algum tipo de treinamento gamificado se sentem mais motivados. Ainda, 89% afirmam que a gamificação os torna mais produtivos e competitivos.


A aprendizagem baseada em jogos é uma metodologia presente em treinamentos corporativos. Ela busca estimular experiências diferenciadas, desenvolvendo competências e habilidades essenciais por meio de atividades lúdicas.


Na rotina da organização, esse conceito pode ser aplicado facilmente em inúmeras estratégias como onboarding, team building, desenvolvimento de líderes e processos de captação e retenção de talentos


Cada vez mais popular no mercado, a gamificação é brincadeira para gente grande. Quem quiser continuar competitivo precisa acompanhar essa tendência. E, mais importante, saber como colocá-la em prática.


Pensando nisso, listamos os principais erros que você pode cometer ao implementar um projeto de gamificação na sua empresa. Confira:


1# Não ter objetivos bem desenhados


A regra é clara: de nada adianta investir em uma experiência diferenciada se não existe uma estratégia bem desenhada por trás. Entender quais são os objetivos que se deseja alcançar com o projeto de gamificação é fundamental para obter insights mais precisos. 


Detectar o que precisa ser aprimorado dentro do time ou, até mesmo, desenvolvido é o primeiro passo para construir um projeto eficiente e que traga retorno em resultados para a empresa.


2# Não focar em experiência


Olhar apenas para os mecanismos do game e ignorar a experiência do colaborador pode ser um obstáculo para o sucesso da sua estratégia. Pense nisso: não é porque a dinâmica contém elementos gamificados que a experiência será engajadora para os  participantes. 


É fundamental pensar e criar o envolvimento emocional durante a interação com o game. Por isso, é importante considerar as sensações despertadas ao longo da experiência, pois elas serão um fator norteador para a sua estratégia.


3# Não pensar no seu público-alvo


Como os seus colaboradores costumam se engajar? O que os motiva? Essas são algumas perguntas que você deve ter em mente na hora de construir um projeto de gamificação.


Conhecer o perfil da sua equipe é indispensável para elaborar uma experiência diferenciada e que realmente traga resultados. Desafios, recompensas e exploração são alguns dos artifícios que você pode acrescentar ao game para torná-lo mais interessante aos participantes. 


4# Não contratar especialistas em gamificação


Construir um projeto de gamificação requer conhecimentos multidisciplinares como game design, tecnologia e comportamento humano. Nesse sentido, é essencial investir em uma boa ferramenta e especialistas capazes de desenvolver a melhor estratégia para cada objetivo.  


Com 5 anos de mercado, transformamos treinamentos corporativos em experiências gamificadas e disruptivas. Atualmente, desenvolvemos jogos presenciais e digitais, e contamos com um time de especialistas em gamificação e facilitadores capacitados para aplicação dos jogos nas empresas.


Invista no aperfeiçoamento das suas equipes, atraindo e retendo talentos mais qualificados, engajados e produtivos. Conheça Funxperience Learning, o nosso jeito único de entregar uma experiência 100% exclusiva de aprendizagem, desenvolvimento de competências, interatividade, diversão e integração. 


Vamos criar coisas incríveis juntos? 

Fontes citadas e/ou utilizadas para aprofundamento no assunto:

https://www.talentlms.com/blog/gamification-survey-results/

https://exame.com/colunistas/henrique-prado-educacao-corporativa/4-tendencias-da-educacao-corporativa_red-01/


https://chavemestra.net/gamificacao/cases/gamificacao-na-educacao-corporativa:-cuidados-para-nao-correr-o-risco-de-tratar-gente-grande-como-crianca-

https://www.wbtsystems.com/learning-hub/blogs/gamification-motivation

https://sambatech.com/blog/insights/gamification/