A Gamificação como potencializador de resultados na Educação Corporativa

10 de março de 2022
Funxperience Learning
Educação Corporativa
gamificação

Experience Learning é um conceito que diz respeito ao aprendizado a partir da experiência. O termo cunhado pelo pesquisador David Kolb, se refere a formas de aprendizado voltados à reflexão e aprendizagem a partir da ação e da experimentação. Assim como executivos e organizações vêm repensando seus modelos de negócios para atender às pessoas na era da constante transformação de cenários, estimulada por tecnologias emergentes, o setor da Educação Corporativa vem se mostrando atento aos novos comportamentos. Por essa razão, antropólogos, educadores e profissionais de diversas áreas propõem um modelo educacional contextualizado, com metodologias adequadas ao aprendizado em grupo e individual. Totalmente alinhado aos novos tempos, buscando colocar o colaborador como protagonista de seu processo de desenvolvimento.  Afinal, da mesma forma que as gerações se mostram diferentes entre si devido ao momento econômico, político e social que estiveram e estão inseridas, suas formas de absorver conhecimento e informação também o são.


Experience Learning: mais que alternativa, uma necessidade.

Se antes todos aprendiam apenas em salas de aula físicas, com professores e livros, ou seja, estavam inseridos em ambientes educacionais mais limitados e convencionais, hoje esse sistema precisa ser repensado. A experiência tradicional já não basta a públicos ávidos por inovação e experiências recompensadoras. Por isso, o termo Experience Learning reflete as mudanças pedagógicas e tecnológicas necessárias à entrega do conhecimento e da informação ao aluno, independentemente da sua faixa etária. Esse novo mindset não desqualifica espaços tradicionais de educação, mas propõe abordagens complementares que entendam e reforcem o objetivo da aprendizagem em vez de priorizar sua localização ou formato, por exemplo. Isso explica as perspectivas de ascensão do mercado global de Edtechs em alcançar US $368 bilhões em 2025, conforme o Global EdTech Report 2020, da IBIS Capital e Cairneagle Associates. Não somente a pandemia, mas principalmente os avanços tecnológicos impactaram diretamente na oferta e nos processos de aprendizagem. Diante disso, empresas que oferecem soluções de tecnologia neste setor trabalham para apresentar novas metodologias, recursos, estímulos e formatos de conteúdo. A procura crescente em atender os interesses do novo perfil de alunos está ligada, na maioria dos casos, ao público corporativo, que corresponde a profissionais que desejam se desenvolver continuamente para tornar suas carreiras mais sustentáveis. Com isso, novas tecnologias e metodologias educacionais surgem para apoiar a aprendizagem digital de adultos, como gamificação – uma experiência de aprendizagem lúdica com foco em resultados de desenvolvimento individual e organizacional. 


Gamificação: do entretenimento a parceiro de desenvolvimento profissional

Criado pelo programador britânico Nick Pelling, o termo gamificação, em inglês gamification, é relativamente novo, de 2008. Sua origem está ligada à ideia de aplicar elementos de games fora do ambiente dos jogos, com foco na solução de problemas. Sob o ponto de vista da Educação Corporativa, uma das características mais importantes da Gamificação é fazer uso dos mais valiosos aspectos dos jogos, antes voltados apenas ao entretenimento, para aprendizagem e aperfeiçoamento de desempenhos, potencializando resultados coletivos e individuais. Podendo ser implantada em diferentes processos, a adoção da gamificação traz benefícios aos colaboradores e às empresas. Veja mais vantagens do método:

  • Desenvolvimento de competências comportamentais (soft skills)  de forma mais assertiva do que treinamentos convencionais
  • Maior engajamento, interatividade e retenção de aprendizagem
  • Aderência a aprendizagem de adultos, que preferem aprender a partir de suas experiências e escolhas
  • Maior envolvimento dos profissionais com propósito, valores e missão da empresa

No ambiente corporativo, a lógica de tomada de decisão e desafio nos games é importante para o estímulo de líderes e liderados no cumprimento de suas atividades. Além disso, essa metodologia auxilia na mudança de comportamentos e do clima organizacional, bem como na motivação dos colaboradores e no desenvolvimento de competências comportamentais.  Considerada uma grande aposta do século XXI e importante aliada no processo de ensino-aprendizagem de adultos, essa metodologia tem a capacidade de transformar treinamentos em atividades mais dinâmicas e eficientes, sendo também uma prática que possibilita a atualização de conhecimento dos profissionais mais experientes.

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