Por trás de uma seleção de craques, têm muito treinamento e liderança

21 de novembro de 2022
liderença
Seleção
treinamento
gamificação

Dentro e fora de campo, no futebol ou no mercado, grandes times sempre sabem o que fazer nos momentos decisivos. A capacidade de suportar a pressão, a resiliência, o preparo físico e psicológico, a estratégia. Em tempos onde o futebol está em foco no mundo todo, nós queremos lembrar daquilo que ganha o jogo, que decide a partida: treinar e desenvolver pessoas.


A Forbes já sinalizou que a liderança do futuro passa por várias tendências e temas que ganham importância a cada ano, como sustentabilidade, diversidade, saúde mental e bem-estar, inclusão entre outros. Isso reforça a importância do líder corporativo estar sempre atento e atualizado, para assim como um técnico de futebol, não se ver superado e obsoleto no seu esquema tático.


Confira algumas dicas para transformar um time de profissionais em uma verdadeira seleção de craques, capazes de chegar cada vez mais longe:


Treinar mais, treinar sempre.
Uma seleção de craques representa a união dos melhores, em talento e preparo individual. Mas por mais que cada um esteja no seu máximo, ainda assim é preciso entrosamento e sintonia dentro de campo. Os grandes campeões chegam ao pódio porque estão dispostos a aprender sempre mais, desenvolver seu máximo individual e coletivamente. 


Liderança dentro e fora de campo.
O gol, a vitória, o futebol bem jogado é a ponta de um iceberg que começa pelo bom treinamento que já falamos, mas passa necessariamente pela boa liderança, capaz de enxergar longe. Desenvolver líderes capazes de prever as jogadas e enxergar além das quatro linhas, como um bom técnico. E levar a liderança para dentro do campo, na figura do Capitão. Em uma empresa é preciso ter o líder executivo, mas o profissional que lidera e joga junto com o time na linha de frente é igualmente importante.   


Diversidade, pluralidade e inclusão de verdade.
Aqui é fácil de entender. Um bom time é feito de jogadores com talentos diferentes e complementares, assim como uma equipe de profissionais multidisciplinar. E como todos sabemos, isso hoje significa saber contratar e desenvolver talentos de todo gênero, idade, origem, perfil, orientação e formação. Não adianta falar disso e não colocar em prática, assim como é importante preparar todos os “jogadores” na sua empresa para conviver de forma saudável com as diferenças. De forma a todos se sentirem acolhidos, o que leva ao próximo tópico.


Se sentir bem para poder performar bem.
Saúde mental, bem-estar e ambiente tóxico são assuntos cada vez mais discutidos em todas as áreas do mercado. Você já deve ter ouvido falar do atleta que se sentiu abalado psicologicamente e falhou num momento decisivo. Cá entre nós: no mundo empresarial, é diferente? Sabemos que não! É preciso construir um bom ambiente, de pertencimento e trocas saudáveis, para só assim cada um jogar o seu máximo. Isso passa por treinamento, por liderança, por planejamento. E passa por todos, não apenas pela área de pessoas, RH, ou seja como a sua empresa a chama.


A bola está na marca do pênalti. Se a sua empresa quer fazer o gol ou não, depende desses e de outros tópicos. Mas o mercado anda como uma final: competitivo, cheio de emoções e desafios.


A gente aqui na Chave-mestra Gamificação quer ajudar. Venha colocar a inovação em prática com o Funxperience Learning, o nosso jeito único de entregar uma experiência 100% exclusiva de aprendizagem, desenvolvimento de competências, interatividade, diversão e integração. Tudo isso junto e muito mais. 


Vamos criar coisas incríveis juntos? 


Fontes citadas e/ou utilizadas para aprofundamento no assunto:

https://forbes.com.br/carreira/2022/05/estudo-aponta-as-tendencias-de-lideranca-para-2022/