2023 começou. Você e sua empresa estão prontos?

20 de janeiro de 2023
tendências
gestão de pessoas
treinamento
gamificação
2023

Conheça alguns temas importantes para a área de Gestão de Pessoas em 2023 


Todo ano é assim:  chegam novas tendências, novos termos que prometem ser os destaques do mercado e da sua área. Em 2023 não vai ser diferente, você vai ver muita oferta de Trending Topics, Hotspots, Destaques e temas que prometem ser decisivos para suas equipes. 


  A área de Gestão de Pessoas tem muito disso: sempre tem o assunto que é o “must have” do momento. Mas a gente acredita que alguns conceitos são mais do que moda, são diferenciais duradouros e atemporais para pessoas e empresas. E por  acreditarmos no valor do desenvolvimento das pessoas, destacamos cinco desses temas para você. 



Adaptabilidade
Todo mundo diz que é mente aberta, flexível e preparado para as mudanças e transformações que o mercado exige. Mas no fim do dia, quantos líderes e colaboradores sabem mesmo conviver com as novas demandas e cenários? Mesmo entre as maiores lideranças das empresas, quantos C-levels se mostram incapazes de corrigir a rota, improvisar e pensar de fato fora da caixa? Tempos de incertezas e atualização tecnológica constante, onde a máquina e o virtual ganham terreno, é preciso sermos o melhor possível no que nós humanos fazemos bem: nos adaptarmos a tudo. Como disseram em seus livros Darwin e Harari, adaptação foi o que nos fez sobreviver como espécie e chegar até aqui, mesmo diante dos maiores desafios. E desde a pré-história até hoje, saber se adaptar parece ser vital.


People Analytics
Mais do que palavras bonitas, o termo People Analytics descreve a capacidade de analisar pessoas com profundidade através da coleta, leitura e interpretação de dados.  E o trabalho não pára aí, ele segue em frente, de preferência se transformando num planejamento. Isso vale para públicos interno e externo, com uso de ferramentas e sistemas avançados que permitem monitoramento, integração e gestão desses dados possibilitando ações como:   


  • avaliar o desempenho dos times

  • entender melhor os perfis 

  • mapear padrões de comportamento

  • planejar estratégias com eficiência

 


Employer Experience
Toda grande empresa de sucesso, tem por trás grandes talentos. E para manter os profissionais diferenciados dentro de casa é preciso focar esforços e ações para melhorar a experiência profissional. Tudo começa por proporcionar bem-estar e realização profissional, o que gera também impactos diretos no resultado e na produtividade. Mas o benefício pode ir muito além, se transformando em um sentimento de orgulho e pertencimento, fazendo com que o colaborador se sinta um dos protagonistas na empresa. Uma das formas de buscar esses diferenciais, é promover eventos e experiências que se utilizam da gamificação. 


Feedbacks
É necessário defender a importância dos feedbacks em um mercado onde novas formas de gestão e experiência ganharam tanto protagonismo?  É por meio deles que o RH consegue avaliar pontos que necessitem de melhoria, resolver conflitos internos, desenhar objetivos, atualizar os planos de carreira e benefícios oferecidos, entre muitos outros benefícios. Os pontos positivos e negativos devem ser levantados sempre de maneira profissional e sincera, com a finalidade de trazer evolução a todos os colaboradores. 


Gamificação
Antes uma aposta, hoje a Gamificação já se consolidou e garantiu seu espaço dentro e fora das empresas. É uma oportunidade de criar experiências imersivas e divertidas que geram engajamento e gatilhos para mudança de comportamento e retenção de aprendizagem. Essa experiência pode ter um nível de customização e ser desenhada para uma finalidade, seja ela aprendizagem, desenvolvimento de competências, interatividade, diversão ou integração. 


A gente aqui na Chave-mestra Gamificação quer ajudar você e unir esses conceitos em uma experiência sem igual. Venha colocar a inovação em prática com o Funxperience Learning, o nosso jeito único de entregar uma experiência 100% exclusiva para seus colaboradores e líderes. 


Faça como seus concorrentes: não deixe sua empresa parada nem mais um minuto.