Gamificação na Educação Corporativa: cuidados para não correr o risco de tratar gente grande como criança.

12 de maio de 2022
Andragogia
treinamento
Educação Corporativa
gamificação

Quando o assunto é Gamificação no mundo corporativo, tem muita gente brincando com coisa séria e nem percebeu.

Você com certeza já ouviu algumas vezes a clássica expressão “de boas intenções o inferno está cheio”. Ela ilustra bem muitas tentativas de usar gamificação para times nas empresas: cheias de boas intenções, mas igualmente repletas de equívocos da idealização à implementação. 

Por essa razão, os educadores e especialistas ressaltam que a pedagogia mais tradicional é voltada para o público infantil, com foco nos princípios e métodos de ensino e também aborda a administração de escolas e a condução de temas educacionais. O uso desse olhar e abordagem para um público adulto e corporativo é, no mínimo, curioso.


Dito isso, vamos fazer um exercício juntos. Tente se lembrar e responda honestamente: você nunca vivenciou ou ouvir relato de uma atividade com traços pedagógicos e elementos de educação infantil? 


Esse é um erro muito comum, que pode comprometer a experiência das equipes que vão participar da experiência, acabando com a imersão, interesse e satisfação.  Mas como evitar esse problema?


É sobre isso: chega de infantilizar a experiência Gamificada.  


A Andragogia é uma ciência antiga que estuda a educação para adultos, foi definida por Malcolm Knowles no século XX. Ela surgiu com a finalidade de buscar uma aprendizagem efetiva para o desenvolvimento de habilidades e conhecimento. O estudioso organizou suas ideias ao perceber que os adultos aprendem com mais facilidade em ambientes informais, confortáveis, flexíveis e sem ameaças. E acredite: isso tem tudo a ver com Gamificação.

Contudo, o termo Heutagogia foi criado pelos autores Hase e Kenyon e se origina de duas palavras gregas que significam o “estudo da aprendizagem autodeterminada”. Alguns consideram o conceito como uma evolução da Andragogia. Enquanto o estudo da Andragogia se desdobra em como gerar contextos e elementos que potencializam o aprendizado, a Heutagogia nos instiga a pensar em uma mudança mais radical do processo de aprendizagem. Ela não visa somente o desenvolvimento de competências, mas em especial o desenvolvimento de capacidades.

E mais, ao invés de Pedagogia, podemos usar Andragogia e Heutagogia juntas para o desenvolvimento de competência de forma Gamificada. Ao fazer isso com um olhar contemporâneo, focado nas pessoas, na experiência e nos resultados desejados, temos o método exclusivo que chamamos de Funxperience Learning. 

Entretanto, precisamos urgentemente quebrar o mito de que gamificação é algo infantil, porque essa noção é coisa do passado,  um tempo carregado de limitações e preconceitos. Se jogos fossem somente infantis, não seria um dos maiores mercados de entretenimento do mundo, consumido por todas as gerações e gêneros.

Portanto, a boa gamificação cria temáticas e histórias que se conectam com o público alvo. E para empresas, ajuda a promover interação, imersão e permite uma série de benefícios.

Dito isso, o desafio da Gamificação Contemporânea não mais é apenas um, mas muitos:

  • Estimular um aprendizado imersivo e reter a atenção de profissionais ocupados

  • Promover o protagonismo e a autonomia para resolução de problemas

  • Estimular interação social em tempos de trabalho híbrido e remoto 

  • Garantir maior envolvimento dos profissionais com os objetivos da empresa

  • Focar em desenvolvimento e gatilhos de mudanças comportamentais

Invista no aperfeiçoamento das suas equipes, tornando-as ainda mais qualificadas, engajadas e produtivas, elevando os resultados dos seus negócios. Conheça Funxperience Learning, o nosso jeito único de entregar uma experiência 100% exclusiva de aprendizagem, desenvolvimento de competências, interatividade, diversão e integração. Tudo isso junto e muito mais. Vamos criar coisas incríveis juntos!

Vamos conversar sobre?