Treinamentos são a chave para atrair e reter as novas gerações

19 de julho de 2022
talentos
geração z
jogos corporativos
gamificação
desenvolvimento

Novas Gerações: investir nesses talentos é fundamental

O que as novas gerações esperam do mercado? Essa é uma pergunta que já vem pipocando há bom tempo em pesquisas sobre o futuro do trabalho e seus impactos nas organizações. 


A dificuldade em atrair esse público é um dos fatores que norteiam esse questionamento. E não é para menos: em 2019, os millennials, pessoas nascidas entre 1981 e 1998, já representavam mais de 50% da força de trabalho só no Brasil. E essa galera não chega sozinha: a Geração Z, nascida entre 1995 e 2010, já vem dando seus primeiros passos no mercado, trazendo na bagagem bons questionamentos e novos olhares para as relações de trabalho.


Adaptação é a palavra-chave para quem quer continuar competitivo


As novas gerações buscam empresas com propósitos claros, que ofereçam bem-estar profissional, oportunidades de crescimento e aprimoramento, qualidade de vida e gestões cada vez mais colaborativas.


Para se ter uma ideia dessa demanda, um estudo global realizado pelo Workmonitor, da consultoria Randstad, apontou que dois em cada quatro profissionais das novas gerações preferem estar desempregados a permanecerem em um emprego que não os favorece ou interfere em suas vidas pessoais.


Essa geração sabe o que quer e valoriza seus próprios propósitos. Agora, cabe aos empregadores se adaptarem a esses novos perfis profissionais, reavaliando suas estratégias de atração e retenção de talentos.


Segundo o relatório Randstad Employer Brand Research, de 2019, um dos principais fatores que levam a Geração Z (18 a 24 anos) a sair de cima do muro na hora de escolher um novo desafio profissional são as boas oportunidades de treinamento que a empresa tem a oferecer.


Quem capacitar, leva a vantagem


Investir em uma boa estratégia de gestão de pessoas fará toda a diferença para quem deseja atrair esses talentos. Aqui vão alguns insights do que a sua empresa pode fazer para alcançar as novas gerações:


  • Propósito é fundamental. As novas gerações possuem um grande senso de responsabilidade social e ambiental. Ter uma visão clara e verdadeira é essencial para atrair esses talentos.

  • Investir na formação de líderes que inspiram e transmitem valores positivos também é uma boa dica para quem quer captar e reter esse público.

  • Oferecer flexibilidade de horários e local de trabalho, além de programas de desenvolvimento profissional bem estruturados e atrativos é essencial para as novas gerações.

  • Acima de tudo, entender que cada indivíduo possui suas próprias particularidades e, dessa forma, pode aprender, engajar e se motivar de maneiras diferentes.


Os treinamentos corporativos são um bom caminho para quem quer conquistar esse público. Além de ser uma excelente forma de conciliar os desafios enfrentados por cada geração, essas capacitações ajudam a impulsionar as habilidades individuais de cada colaborador, detectando também, novas possibilidades de aprimoramento e desenvolvimento profissional.


Os jogos são fortes aliados no desenvolvimento de competências essenciais para os profissionais do futuro. Além de possuir uma alta capacidade de engajamento, a gamificação impulsiona o aprendizado por meio de experiências lúdicas e imersivas.


Esse tipo de capacitação abrange todas as gerações e é uma oportunidade para atrair, reter e desenvolver talentos dentro da organização. 


Experimente games na sua estratégia de capacitação


Com 6 anos de mercado, transformamos treinamentos corporativos em experiências gamificadas e disruptivas. Atualmente, desenvolvemos jogos presenciais e digitais, e contamos com um time de especialistas em gamificação e facilitadores capacitados para aplicação dos jogos nas empresas.


Invista no aperfeiçoamento das suas equipes, atraindo e retendo talentos mais qualificados, engajados e produtivos. Conheça Funxperience Learning, o nosso jeito único de entregar uma experiência 100% exclusiva de aprendizagem, desenvolvimento de competências, interatividade, diversão e integração. Tudo isso junto e muito mais. Vamos criar coisas incríveis juntos!


Vamos conversar sobre?


Fontes citadas e/ou utilizadas para aprofundamento no assunto:

https://blog.eureca.me/futuro-do-trabalho/

https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2022/04/quase-metade-da-geracao-z-prefere-estar-desempregada-do-que-infeliz-no-trabalho-mostra-pesquisa.html

https://www.randstad.com.br/mundo-do-trabalho/aquisicao-de-talentos/jovens-buscam-por-treinamentos-na-hora-de-trabalhar/

https://www.mundorh.com.br/estudo-aponta-o-que-mais-atrai-os-jovens-em-uma-empresa/

https://santandernegocioseempresas.com.br/conhecimento/empreendedorismo/conflito-de-geracoes/