Você sabe a diferença entre jogos para empresas e dinâmicas de grupo?

07 de maio de 2021
Jogos
Dinâmica de Grupo

As dinâmicas de grupo e os jogos empresariais tem muitas similaridades, pois ambos são metodologias de aprendizagem vivenciais, ou seja, estimulam o aprendizado através de uma experiência e não somente através da exposição de conteúdos. No entanto existem algumas diferenças entre uma metodologia e outra que devem ser levadas em consideração no momento de escolher a abordagem mais adequada para o objetivo que se deseja alcançar.


Pode-se dizer que todo jogo é uma dinâmica, porém nem toda dinâmica é um jogo. Mas quais são as principais diferenças então?


PROPÓSITOS DIFERENTES

O objetivo central da dinâmica de grupo é estimular comportamentos e competências através de uma vivência. O foco maior está no objetivo de aprendizagem e menos na experiência lúdica e na diversão do participante. Por exemplo, um ciclo de feedback em grupo é uma dinâmica que tem um propósito de aprendizagem definido, porém não tem por objetivo gerar uma experiência de imersão e diversão para os participantes.


Enquanto que os jogos além de ter como foco os objetivos de aprendizagem que se deseja alcançar (sejam eles relacionados a conteúdos, comportamentos ou competências) também tem uma preocupação com a experiência do jogador. Os jogos empresariais tem atributos que são utilizados em jogos para entretenimento como o storytelling, cenografia/ambientação, conjunto de regras, desafios, recompensas, entre outros.


Desta forma, o game design de um jogo empresarial deve ser criado de forma que a mecânica e a experiência fortaleçam e reforcem os objetivos de aprendizagem. Em outras palavras, se os jogadores estiverem altamente engajados com a experiência do jogo, melhor será a efetividade do aprendizado.


Um exemplo que eu gosto para esse assunto é imaginar que uma empresa contrate um jogo para estimular a comunicação, que é o objetivo de aprendizagem. A experiência do jogador pode buscar elementos da gamificação que favoreçam a imersão e desta forma estimulem de forma mais natural esse comportamentos nos participantes. Desta forma, é possível por exemplo fazer um jogo com uma temática lúdica como piratas, ficção científica, etc - o que for do agrado do público para gerar a experiência do jogador e assim alcançar o objetivo de aprendizagem que é a comunicação.


DESAFIO E RECOMPENSA

Dois elementos fundamentais de qualquer jogo são: desafio e recompensa. Existem inúmeras formas de projetar esses elementos em um jogo, porém eles sempre devem estar presentes, pois são eles que motivam o jogador. Enquanto que em uma dinâmica de grupo, esses elementos nem sempre estão presentes. Por exemplo, uma dinâmica muito utilizada em eventos são ações de "quebra-gelo" para estimular a apresentação e o entrosamento entre os participantes. Neste caso, não há a necessidade de existir uma mecânica de jogo para o funcionamento do propósito desta atividade.


COMPLEXIDADE

Jogos e dinâmicas podem simular cenários complexos de diversas formas e em diferentes níveis. Porém, geralmente, os jogos conseguem simular de forma mais efetiva cenários com múltiplas variáveis, uma vez que possuem um leque mais amplo de recursos associados ao game design. A experiência do jogo é formada a partir dos estímulos criados no game design (conjunto de regras, cenário, história), e pela experimentação e tomada de decisão do jogador. Por isso, cada jogo é uma experiência única e diferente, pois as ações dos jogadores interferem na sua dinâmica. Desta forma, os jogos simulam cenários de incerteza e alta complexidade, em que os jogadores são responsáveis pelas suas escolhas e consequências.


Essas foram algumas das diferenças que podem ser identificadas em relação a jogos e dinâmicas de grupos. É importante salientar que isso não significa que uma ferramenta seja melhor que a outra, mas sim que devem ser utilizadas conforme o contexto e objetivo almejado.